Sua energia vital !

0
3 meses atrás

“Quando eu digo pranayama, as pessoas tendem a traduzir para o inglês como uma técnica de respiração ou como um exercício de respiração, o que ele não é. ‘Prana’ significa ‘a energia vital’, ‘yama’ significa ‘obter o domínio sobre ela’.

Portanto, é um processo sutil através do qual pode-se obter controle sobre as suas energias interiores.

Esses processos são ensinados em sua profundidade, porque transformar as energias interiores é muito importante para estabilizar o corpo e a mente.

O que é prana?

Seja o que for que você faça na vida, a maneira como o seu corpo, a sua mente e o seu sistema inteiro funcionam é, fundamentalmente, determinado pelo seu prana. Prana é uma energia inteligente. Como o prana tem uma memória kármica do indivíduo impressa nele, ele funciona de uma maneira singular em cada pessoa.

Benefícios do pranayama

Suponhamos que a sua mão decida fazer o que bem entender e cutuque o seu olho, arranhe você e lhe bata — isso é uma doença. É isso o que a mente da maioria das pessoas está fazendo.

Todos os dias, ela as cutuca por dentro, faz com que chorem, berrem ou se preocupem — de tantas maneiras, está criando sofrimento para elas. Isso significa que é uma doença, mesmo que seja de maneira socialmente aceitável.

Todos os tipos de sofrimento, que os seres humanos estão passando no seu dia a dia, são criados na mente deles. Essa enfermidade se instaurou e irá se multiplicar por causa das estruturas sociais, da tecnologia ao nosso redor e de várias outras influências.

Aquele que assume o controle de seu prana pode estar 100% certo que terá um equilíbrio psicológico inabalável. Isso também deverá prevenir enfermidades fisiológicas, em grande parte, embora algum elemento de risco permaneça por várias razões, como infecções e por todos os tipos de produtos químicos e de envenenamento, ao qual nós estamos expostos diariamente.

Não existe nenhum controle absoluto sobre o que absorvemos através do ar, da água e do alimento, não importa o quão cuidadosos sejamos sobre o que consumimos. O quanto somos impactados por eles, depende de cada indivíduo.

A saúde fisiológica não pode ser 100% garantida, por causa dos motivos externos, mas o bem-estar psicológico pode ser 100% garantido, se você assumir o controle do seu prana.

Se você, psicologicamente, estiver extremamente bem, alguns problemas fisiológicos não serão um problema. Na maioria das vezes, pequenas condições físicas são menos problemáticas do que as reações a elas, que acontecem na sua mente.

A forma como os pranas funcionam dentro de você, como eles se relacionam com o restante do universo, como eles entram em um recém-nascido e como eles saem dos mortos, tudo isso mostra, claramente, que eles tem inteligência própria.

Manter o foco é essencial

Shoonya e outros sadhanas têm esse objetivo. Até que ponto você vai, essa é uma outra questão, especialmente no mundo de hoje. Eu não sou contra o que está acontecendo hoje em dia, em termos de vida por aí, mas, infelizmente, ser esquisito está na moda — ser profundo não está.

Com tal atitude, não tem como você mover a sua atenção para como a vida funciona dentro de você. Isso não significa que não seja possível para todo ser humano — é possível sim. Tudo depende da importância que você dá a isso. Se você fizer disso a sua prioridade número um, tudo dentro de você se organizará adequadamente.

Se as suas prioridades estão em direções diferentes, você irá a todos os lugares sem chegar a lugar algum, em termos de vida, em um nível fundamental. No nível social, talvez você esteja chegando a algum lugar.

No nível físico, o seu corpo está indo direto para o túmulo — no máximo, você pode prolongar um pouco a rota. No que se refere à sua mente, ela está andando em círculos. Somente quando você se concentrar na essência fundamental da vida, você chegará a algum lugar.

A vida dentro de você é a única coisa que realmente existe — o restante é apenas projeção, mas, no momento, a maior parte da atenção está nas projeções, não no que é real.

Com Shakti Chalana Kriya, a transformação acontece gradualmente. Assumir o controle do seu prana e das diferentes atividades dele, no seu sistema, é um processo fantástico. A Shakti Chalana Kriya trabalha nesse nível. Se você a praticar, você estará reforçando a própria base do seu sistema.

Shambhavi Mahamudra tem o potencial de permiti-lo tocar a dimensão que é a base de tudo que existe, mas você não pode fazer isso acontecer de forma ativa, você pode apenas estabelecer o ambiente. Tem de haver devoção para que Shambhavi ceda.

Você só pode entrar em contato com a origem da criação — não existe nada que você possa fazer com isso. Shambhavi também tem um elemento de pranayama nela, o que trás muitos benefícios.

O importante sobre Shambhavi Mahamudra é que ela é uma ferramenta para tocar a origem da criação que está para além do prana. Isso pode acontecer no primeiro dia, ou você pode fazer isso por seis meses e nada acontecer, mas, se você persistir, chegará o dia em que você tocará essa dimensão. Quando você a tocar, de repente, tudo se transformará.”

São nossas escolhas que determinam a forma como iremos viver, ou reagir a determinado fato! Sempre será nossa responsabilidade, como fazer!

Deixe um comentário

1.
avatar
Laert Henriques
5327 points
Modo escuro