Seu Condomínio é um case de sucesso?

0
7 meses atrás

Consegue responder esta pergunta?

Enxergue seu condomínio através de três lentes e três perspectivas.

Na primeira delas, olhe por fora dele. Venha pela rua e, com olhos de ver, perceba os aspectos físicos de onde você mora. É uma construção velha ou nova? Está conservado ou detonado pelo tempo? A frente dele é suja? A calçada está quebrada? Faz uma boa figura junto aos demais residenciais da rua? A fachada é confusa, com muitas informações ou há uma uniformidade nas janelas e varandas? Apresenta muitas marcas de infiltrações, as pastilhas estão descolando, tem pichações ou está tudo limpo e bem cuidado? Qual é a impressão que seu condomínio passa? Você compraria um imóvel nesta estrutura?

Agora transfira seu olhar para dentro do condomínio. Observe a entrada, a portaria, os equipamentos eletrônicos, o time de porteiros (se tiver), a decoração do hall de entrada, a qualidade dos elevadores, o acesso à garagem,  o hall do seu andar; examine as áreas comuns. O que você vê? Um condomínio moderno, que faz uso da tecnologia adequada às suas necessidades e que zela pela organização ou gambiarras cheias de fios aparentes, equipamentos obsoletos, desligados ou que não funcionam há anos? As áreas comuns são limpas e estão bem cuidadas? Em todos os lugares você encontra placas indicativas das regras e condições de utilização? A cesta de basquete da quadra poliesportiva está com a rede ou só tem o aro? Na garagem o chão está pintado e os canos no teto ou estão limpos e identificados? As manutenções de rotina estão em dia? Os espaços são “instagramáveis”?

Por fim direcione seu olhar para os órgãos vitais: o síndico é o mesmo há quantos anos? Faz um bom trabalho? Quando foi a última prestação de contas? Está financeiramente saudável? A inadimplência está controlada? Existe conselho consultivo ou fiscal? Existe boa vontade e colaboração dos condôminos e moradores na gestão? Existe quórum participativo nas assembleias ou é só “tiro, porrada e bomba” e por isso ninguém aparece? As pastas e os demais documentos como atas e comunicados estão disponíveis para todos? Administradora e síndico fazem uma gestão moderna e eficiente?

Se você chegou até aqui no texto, e viajou mentalmente em cada um desses 3 tópicos, meus parabéns, você realmente é uma pessoa que se importa com o dinheiro gasto na compra do imóvel, seja ele para morar ou para investir. E por ter feito esse passeio, consegue responder à pergunta inicial.

A proposta apresentada, a história contada e o sonho pensado ainda correspondem às expectativas iniciais daquela primeira visita feita na companhia de um corretor de imóveis? Se precisar vender com urgência seu bem, será uma operação fácil? Você conseguirá o valor que espera? Tem fila de interessados em se mudar para o seu condomínio?

Você deve estar pensando: “Sandra, na boa, nunca pensei sobre isso. Nunca reparei desse jeito no lugar onde moro. Nunca dei essa importância toda para onde minha família passa seus dias de lazer.”

Pois é, para ser case de sucesso sua casa precisa fazer diferença e te inspirar. Tem que te acolher.

Voltar para casa depois de um dia exaustivo de trabalho tem que ser prazeroso.

Na próxima assembleia, quando for escolher um síndico, antes de votar, “olhe com olhos de ver”. Conheça os candidatos, estude propostas, não escolha somente pelo preço. Procure gestores que queiram deixar uma marca positiva e uma história de sucesso para contar.

Deixe um comentário

1.
avatar
Laert Henriques
5327 points
Modo escuro