Porque é tão difícil não fazer nada

0
1 semana atrás

Se você está sozinho e entediado, obviamente, você está em má companhia. No final das contas, se você está se sentindo infeliz, você está em super má companhia.

A questão fundamental é: Qual é o meu problema?

Eu tenho todos os meus membros intactos, eu posso ver, posso ouvir, posso sentir cheiros e sabores, qual é o meu problema?’. Mas esse é o grande problema. Isso, você só saberá se ficar sentado sozinho.

Quando há pessoas ao seu redor, você encontra desculpas. Se você está com alguém, é fácil dizer: ‘Esse cara é terrível, por isso estou irritado. Ela não é legal, aquilo não é legal, isso é não legal’. Mas quando você fica sentado sozinho, e o problema ainda existe, agora você sabe qual é a fonte do problema.

É como no golfe. Muitas pessoas elogiam esse jogo hoje em dia — que envolve muita coisa, e não é como os outros jogos — falam maravilhas dele. Muitas pessoas pensam que é o jogo mais difícil, um jogo impossível, porque, quando tentam acertar a bola, elas cavam o campo. Então, elas pensam que o jogo requer muita concentração e foco.

Mas se você olhar para qualquer outro jogo que você joga, a bola vem até você em velocidades, ângulos e rotações diferentes. Você tem que avaliar isso em uma fração de segundo e agir.

Aqui, a bola está parada! Você tem todo o tempo do mundo.

Você pode pensar, você pode ficar em pé, você pode se ajustar e se reajustar — a bola fica parada! Mesmo assim, muitas pessoas cavam o campo. Ficar sentado sozinho é a mesma coisa. Você só tem que ficar sentado, não tem que escalar uma montanha, cantar uma música ou resolver um grande problema.

Isso é meditação — nada, apenas ficar sentado. Isso é a coisa mais fácil, não é? Mas veja quantos problemas você tem, simplesmente sentado sozinho!

Tudo parece desnecessariamente complicado, porque você nunca prestou atenção naquilo que você chama de ‘eu’. Não existe complicação nisso. Esta é uma máquina maravilhosa. É boa quando está quieta e é boa quando faz barulho — ela pode fazer as duas coisas bem, se você a mantiver bem.

Se você não a mantiver bem, quando for para ficar quieta, ela fará barulho e quando for para fazer barulho, nada sairá dela.

Você deve ficar sentado sozinho — isso é muito importante. A companhia do divino está acessível somente para aqueles que não buscam companhia.

Se você tem algo para compartilhar, isso é diferente, mas se você está buscando companhia, o divino pensa: ‘Ok, ele está buscando companhia de outra pessoa. Por que eu seria necessário?’.

Eu percebi isso muito cedo — a menos que você fique sentado sozinho, você não sabe nada. Se estiver acompanhado, você pode esconder tantas coisas. Quando você fica sentado sozinho, você precisa suportar o teste da sua própria inteligência, que é algo severo.

Você não pode fugir disso. É melhor que você seja submetido à navalha mais severa possível, o mais cedo possível na sua vida.

Caso contrário, você crescerá e se tornará um velho tolo. Tudo bem ser um jovem tolo, mas você não deve ser um velho tolo. Um jovem tolo é tolerável, mas não há desculpas para um velho tolo.

Vamos juntos ressignificar esses padrões, aumentando seus estados de recursos para estar consciente no momento presente!

Deixe um comentário

Importante

Os textos publicados nessa seção são de inteira responsabilidade do respectivo autor e não refletem, necessariamente, a opinião do ESPAÇO SÍNDICO.

1.
avatar
Laert Henriques
8468 points
Modo escuro