Os riscos de uma manutenção de transporte vertical mal feita

0
4 meses atrás

O transporte vertical por meio de elevadores é um dos mais seguros do mundo. No entanto, para garantir a sua eficiência e segurança são necessários alguns cuidados.

A escolha da empresa a ser contratada para a manutenção dos equipamentos deve ser bastante criteriosa.

A decisão deve ser baseada em questões técnicas e não apenas no valor do serviço para que o “barato não saia caro”.

É importante ressaltar que elevadores transportam vidas, por isso a atenção deve ser redobrada no momento de contratação da empresa prestadora de serviço.

Atualmente, o mercado oferece diversas opções de serviços para os elevadores, por isso preparamos este artigo para que você saiba escolher a melhor empresa.

Manutenção inadequada de elevadores pode causar acidentes

O uso de equipamentos ruins e a falta de qualificação profissional aumentam significativamente as chances de acidentes no transporte vertical.

A falta de pessoal qualificado na montagem, operação e manutenção dos elevadores são os principais fatores de risco.

Para garantir a segurança, é fundamental que a operação e conservação seja feita de acordo com as instruções do fabricante e os funcionários responsáveis pelos reparos técnicos possuam o treinamento adequado.

3 dicas para acertar na contratação da empresa de manutenção de elevadores

  1. Confie em quem oferece um contrato de manutenção das máquinas, assim você terá mais segurança em eventuais problemas e a certeza de que a empresa é séria e especializada;
  2. Realize a manutenção dos aparelhos de forma preventiva, observando os prazos mínimos de acordo com as especificações do fabricante;
  3. Opte por uma empresa que preze pela segurança e ofereça o suporte técnico com periodicidade e de maneira sistemática;

Como avaliar se a manutenção de elevadores foi feita corretamente

Para avaliar se o serviço contratado está de acordo com o esperado e garantirá o bom funcionamento e conservação dos elevadores, é preciso ter conhecimento geral do que deve ser feito.

Primeiro, analise a frequência com que a empresa contratada envia seus colaboradores para realizar check-up dos elevadores instalados.

Nas visitas mensais do técnico responsável pelo serviço, observe o tempo que leva para que o serviço de manutenção preventiva seja feito.

Os ajustes de componentes, troca de óleo, limpeza dos equipamentos em um elevador pequeno (até 5 andares) demora em torno de 1 hora para um bom acompanhamento, tendo em vista que é necessário passar na casa de máquinas e em todos os andares conferindo os componentes.

Também é importante verificar a agilidade da empresa quando ocorrem as chamadas de emergência. A maneira como a empresa responsável pelos elevadores atende e soluciona os problemas de emergência também deve ser levado em conta.

Responsabilidade civil pela manutenção dos elevadores

A necessidade de promover manutenções periódicas dos elevadores, além de reduzir os riscos de acidentes, também resguarda os administradores de condomínios edilícios de eventuais problemas judiciais.

Os elevadores são máquinas que podem apresentar problemas de funcionamento devido a falhas mecânicas ou por uso inadequado.

Sabemos que os acidentes em transporte vertical são raros, mas isso não significa que os cuidados devem ser negligenciados.

Problemas de fechamento de porta que podem prender partes do corpo dos usuários, desnível entre o elevador e o andar pode acarretar em acidentes graves, principalmente, de pessoas idosas.

Levando, inclusive, o dever de indenizar. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Livre-se dos riscos e acerte na contratação da empresa de manutenção dos elevadores.

Deixe um comentário

1.
avatar
Laert Henriques
5327 points
Modo escuro