Conquistando clientes onde você mora

0
5 meses atrás

Você já parou para pensar que dentro do seu condomínio você poderá encontrar o seu próximo cliente? Acredita se eu te disser que no elevador, entre seu apartamento e a garagem, você conseguirá marcar uma reunião que se transformará no negócio e na oportunidade de crescimento que você tanto esperava? Ou ainda, já imaginou que durante o tempo que você está na academia ou na piscina você conseguirá bater a meta de vendas do mês?

O que é isso Sandra? No meu tempo de lazer, de descanso, na minha casa, eu não quero nem pensar em trabalho. Além disso eu mal falo com os meus vizinhos. Considero muitos insuportáveis e tenho certeza que alguns não me toleram. Nem sei os nomes deles. Eu trabalho numa grande empresa que busca grandes clientes, sou diferente dessas pessoas que vendem bolos ou aulas particulares para crianças.

Querido leitor, respira um pouco e presta atenção nas chances que você está perdendo. Primeiro lembre-se sempre: mesmo que você não faça parte da equipe de vendas da empresa, você é sim um vendedor 100% do tempo, e no mínimo servirá de ponte entre a necessidade e a conveniência.

Os condomínios são campos férteis para o networking. E gratuito. Você sabe o que o seu vizinho faz ou onde ele trabalha? Você o vê saindo todas as manhãs apressado, vestindo um bom terno e dirigindo um carro caro e não faz a menor ideia de como poderá ajudá-lo com aquilo que você vende ou produz? Sua vizinha vira e mexe está com uma mala de mão tipo executiva no elevador, você a vê fazendo check in numa companhia aérea pelo celular e esperando um uber na frente do seu prédio, mas não tem nenhuma noção do que ela pode gerar de receita para a sua empresa?

Ajustando o foco, deixando de pensar no condomínio apenas como sua casa e seus vizinhos apenas como inimigos de assembleia, você pode estabelecer várias relações ganha ganha sem gastar um centavo a mais com mirabolantes ações de marketing.

O síndico que procura criar um ambiente mais amigável entre os moradores e que pensa fora da caixa, promove encontros onde as experiências pessoais e profissionais podem ser compartilhadas. Momentos que vão além do nefasto e improdutivo grupo de whatsapp dos moradores. E não estou falando de mesas de negociação ou cafés da manhã com apresentações de empresas.

É muito mais fácil criar laços e estabelecer confiança com aqueles que são parecidos conosco e a convivência dentro do condomínio faz a mágica do espelho acontecer. Jantares no salão de festas com a presença de um sommelier; campeonatos e torneios esportivos; food trucks; festas temáticas; campanhas de solidariedade; todos esses eventos podem iniciar e estreitar amizades inesperadas e consagrar negócios surpreendentes.

Pense nisso dá próxima vez que você entrar apressado no elevador. Tire os olhos do celular e dê bom dia ao seu vizinho ou vizinha. Potencialmente eles podem mudar a sua vida.

Deixe um comentário

1.
avatar
Laert Henriques
4827 points
Modo escuro