Como você lida com seus pensamentos ?

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2 meses atrás

Você já se deu conta que pensamentos negativos por vezes dominam o seu dia e te incomodam?

Embora você possa ter tido um dia incrível e cheio de boas notícias, bastou apenas um acontecimento negativo (como uma notícia ruim ou uma crítica), e isso acaba com tudo de bom que estava acontecendo e a sua mente mergulha em um ciclo de pensamentos negativos de medos e incertezas.

Bem, se você já passou por isso, fique tranquilo e fica comigo que vou explicar um pouco mais sobre isso.

Infelizmente, a nossa mente registra as experiências negativas muito rapidamente e seu registro na memória é muito mais forte do que as positivas.

O nome que damos a isso é viés cognitivo negativo, e isso é muito mais comum do que você imagina pois faz parte do nosso processo de evolução como espécie.

Ao passo em que evoluímos nos últimos 150.000 ou 200.000 anos, era vital aprender com as experiências negativas para que pudéssemos sobreviver e evitar perigos.

Dessa forma, a nossa mente foi condicionada a dar mais importância para os aspectos negativos à nossa volta do que os positivos, afinal, os indivíduos que viviam em sintonia com possíveis acontecimentos de perigo e ameaça tinham mais chances de sobreviver (imagina que vivíamos em uma savana rodeada de predadores.)

Fazendo com que ao passar dos séculos, nossa estrutura cerebral se desenvolveu dessa forma a prestar mais atenção às informações de perigo e ameaça, ou seja negativas, do que as positivas.

Mas Laert, como é isso na vida real desse mundo moderno de hoje? Vamos fazer um breve exercício .

Agora imagina o prazer de ganhar R$ 10.000,00.

E Imagina a dor de perder R$10.000,00.

Qual foi mais intenso? A dor da perda. 

Pois, ao mesmo tempo que hoje em dia, o mundo é bem diferente do que era há milhares de anos e temos menos ameaças à nossa sobrevivência, o nosso cérebro continua registrando as informações da mesma maneira.

Então, automaticamente destinamos boa parte do nosso foco durante o dia, aos acontecimentos negativos, aos defeitos e problemas, e deixando todas as informações e acontecimentos positivos em segundo plano.

Ok, mas então o que fazer para resolver esse problema?

Precisamos ter consciência disso primeiramente, e espero que essa leitura esteja trazendo consciência.

Digo isso pois algumas pessoas podem se machucar muito feio com isso.

Entrar numa espiral de viés negativo e observar tudo como possível perigo e ameaça. Principalmente pessoas que estão passando por algum tipo de problema numa área da vida, e podem permitir que esse problema de uma área, respingue em outra.

Muitas pessoas entram num processo ilusório, processo de imaginação e isso pode ser muito perigoso …

Esse processo negativo pode gerar muitas dificuldades na vida dessas pessoas. E esses são programas, e condicionamentos muito profundos, e pode gerar muitas angústias, é muuuito profundo e essa pessoa pode precisar de ajuda para lidar com isso.

Como lidar com isso se é algo persistente em sua vida?

É muito útil o acompanhamento de um profissional muito bom que pode ajudar a lidar com as angústias, com os possíveis tombos da vida, decepções, muitos entram em depressão, em crises de ansiedade, tem cobranças exageradas sobre si.

É importante ressaltar que o acompanhamento não é um curso de auto-ajuda ou coaching, (apesar do curso pode ajudar), o mais adequado é um acompanhamento na forma de uma escuta ativa em sessões individuais.

Durante a pandemia muitos planos de saúde disponibilizaram serviços de atendimento aos seus clientes. Recomendo a plataforma Psicologia Viva como um lugar onde os profissionais aceitam plano de saúde para esse acompanhamento.

Através de uma escuta ativa em sessões individuais com um bom profissional é possível entender nossas angústias de verdade, e dentro de um processo de acompanhamento fazer ajustes.

Assim é possível transferir o nosso foco automático do negativo para o positivo, para ver as possibilidades ao redor, e melhorar profundamente a qualidade da nossa vida e saúde emocional.

Um pequeno exercício que você pode fazer e leva 3 minutos é se permitir visualizar 3 acontecimentos positivos do passado, visualize cada acontecimento por pelo menos 1 minuto (pode ser o nascimento de um bebê, um casamento, compra de uma casa ou um abraço carinhoso, o importante é você se permitir sentir esse acontecimento de forma intensa)

E durante a visualização permita que essas experiências inunde a sua mente e corpo criando registros positivos em sua mente.

Tenho certeza que gostou do exercício e te trouxe mais consciência sobre o viés negativo da mente.

Vamos juntos ressignificar esses padroes, aumentando seus estados de recursos para estar consciente no momento presente!

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Laert Henriques
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