Como está a segurança do seu condomínio?

0
7 meses atrás

Esta pergunta é para você meu caro leitor e síndico! Não importa se você acabou de assumir um condomínio ou já está há anos nessa jornada.

Você já fez esta pergunta para você mesmo?

Ou você acredita que está tudo certo, não existe vulnerabilidade, tudo funciona normalmente, será mesmo?

É exatamente sobre isso que iremos tratar nestas linhas a seguir.

Quem me conhece ou conhece os meus trabalhos já sabe que eu adoro fazer analogias, então vamos trazer um exemplo clássico aqui: No mundo atual, quem nunca foi a um médico? E como foi esse diálogo com o médico? Ele simplesmente olhou para você e já entendeu o que estava acontecendo, você saiu do consultório passou na farmácia comprou alguns remédios e pronto?

Certamente que não! Ele lhe examinou, pediu alguns exames e somente depois receitou o remédio, ou talvez lhe indicou a outros especialistas para aprofundar na investigação. Este processo chama-se Diagnóstico, certo?

Pois bem, no caso da segurança o processo é exatamente o mesmo. Portanto para saber como está a segurança de seu condomínio, é necessário um bom diagnóstico. E como isto funciona? Ah muito bem!

Agora sim, já estamos sintonizados, e eu estou aqui escrevendo este singelo artigo para lhe trazer uma solução que salvará o seu condomínio.

Você precisa fazer um diagnóstico da segurança do seu condomínio através de um especialista em segurança, este trabalho é denominado Análise de Riscos.

A Análise de Riscos vai identificar quais são as necessidades de correções de processos, se há necessidade de treinamentos, se os procedimentos estão adequados, quais são as suas demandas de segurança enfim. Este processo irá identificar o “remédio” adequado para cada paciente, ou melhor, para cada condomínio.

Às vezes me perguntam, é caro? Quanto custa? Aí eu repondo: depende!

Se você acha que é barato responder por um evento de roubo, furto ou até uma ocorrência criminal de maior abrangência, investir em um diagnóstico de segurança possa te aparentar caro, mas se você entender que uma boa Análise de Riscos, realizada por um profissional competente, uma empresa séria, que é especialista no assunto, com boas referências de mercado poderá te dar um norte de como você deverá proceder com investimentos em segurança, direcionar os recursos da melhor forma e ainda salvar vidas.

Isto mesmo, quando falamos em segurança, no caso aqui, condominial, estamos falando em proteção da vida humana em primeiro lugar. Em um plano secundário estamos falando em proteger o patrimônio, seja uma bicicleta, joias, ou qualquer outro tipo de bem.

Mas no primeiro plano sempre será a preservação da vida humana.

Portanto pense nisso!

Avalie esta possibilidade, faça um diagnóstico da segurança de seu condomínio.

Não espere mais!

Espero ter contribuído com você, meu caro leitor!

Deixe um comentário

1.
avatar
Laert Henriques
5327 points
Modo escuro