Como anda sua saúde mental?

0
3 semanas atrás

“A saúde mental é uma coisa delicada… Quando se trata de saúde física, a menos que você tenha algum tipo de infecção que venha do exterior, o restante das doenças vem de dentro de nós. O que está vindo de dentro de você é de sua responsabilidade?

Se o seu corpo está gerando uma doença por dentro, é de sua responsabilidade curá-lo?

Não é verdade que muitas pessoas que ficam deitadas na cama como preguiçosas até o meio-dia sofrem de muitas doenças? Elas acham que os outros são idiotas que acordam às 5h da manhã e correm, nadam, jogam ou fazem outra coisa. Elas acham que estão realmente curtindo a vida, apenas comendo e dormindo, mas, depois de algum tempo, isso afeta o sistema.

Então, elas pensam que é sorte alguém ter boa saúde, enquanto elas têm problemas de saúde. Não! A saúde é criada a partir de dentro. Se uma invasão vem de fora na forma de uma infecção, isso é uma questão diferente.

Quando se trata de saúde mental, é muito mais delicado dizer isso, mas, ainda assim — se o que acontece com seu corpo é de sua responsabilidade, o que acontece com a sua mente, não? Pode haver muitos fatores contribuindo.

Até problemas de saúde física podem ser causados devido a muitos fatores. O mesmo também pode acontecer com a saúde mental, mas precisamos separar a tristeza das doenças psicológicas. Você não pode ir ao médico e curar a sua tristeza; ele também pode estar triste.

Se você está clinicamente doente, eles podem curá-lo, até certo ponto, com medicação, que é uma manipulação contínua de químicos, mas a fábrica de químicos mais sofisticada está bem aqui. Suponha que sua química estivesse em suas mãos, você criaria ansiedade ou êxtase? Definitivamente, sua escolha seria o êxtase, o mais alto nível de agradabilidade.

O problema é apenas este — sua química está fora de controle, seja qual for o motivo. Podem haver padrões genéticos, podem haver razões patológicas, podem haver estímulos externos, muitas coisas, mas, ainda assim, não é sua responsabilidade principal cuidar de sua saúde física e mental?

No momento em que você pensa que não é sua, há um impasse — está completamente fora de suas mãos. Se você perceber que é responsabilidade sua, talvez tudo não esteja resolvido amanhã de manhã, mas você pode começar a se mover em direção ao bem-estar.

Isso é muito importante — a responsabilidade de quem você é, o que você é, o que você não é, deve ser transferido para você. Esta é a minha missão fundamental: da religião à responsabilidade.

‘Religião’ significa que a responsabilidade está lá no céu por tudo que dá errado em sua vida. O problema é que você está em um planeta redondo, e a maldita coisa está girando. Em nenhum lugar do cosmo está marcado que ‘este lado é para cima’. Se você nem sabe qual lado é para cima, inevitavelmente, você está olhando na direção errada.

Como é que algo ‘lá em cima’ é responsável pelo que você é? É hora de assumirmos essa responsabilidade — assim, nós poderemos fazer o melhor que pudermos. Será que todos no planeta terão o mesmo nível de saúde física e mental?

Não, isso nunca vai acontecer.

Mas será que estamos fazendo o melhor que podemos por nós mesmos? Isso é o mais importante. O que podemos fazer deve acontecer. Se não fizermos o que não podemos fazer, não há problema, mas se não fizermos o que podemos fazer, somos um desastre.

Existem maneiras simples de trazer equilíbrio ao sistema. Existe química; existem várias funções glandulares presentes no corpo. A coisa mais simples é você, simplesmente, aprender a sentar-se corretamente.

Sente-se de tal forma que o corpo não precise do seu apoio muscular, que ele esteja tão bem equilibrado que, quando se sentar, ele simplesmente senta. Simplesmente, faça isso por algumas horas por dia e você verá — você se sentirá muito melhor. Existem outros processos mais complexos que você pode fazer para sair desse problema, mas, pelo menos, tente isso — geometricamente, mantenha-se de tal forma que não haja estresse no sistema.

Inicialmente, parece que há um esforço, mas, uma vez que você se senta assim, você vê que, sem esforço, sem estressar nenhuma parte em particular, o corpo fica ali. A geometria é o mais importante. Isso é verdadeiro para qualquer coisa física no universo — a eficiência com que algo funciona depende do quão bem estruturado isso é geometricamente.

Digamos que um motor, por exemplo. Se você considera um motor realmente bom, significa que ele é, geometricamente, bem alinhado; não há atrito. Se você considera um prédio bem projetado, significa que ele é bem estruturado geometricamente.

É semelhante com este corpo, e com todo o cosmo. Neste momento, os planetas estão girando em torno do Sol. Eles são pendurados com cabos de aço ou algo assim? É apenas a geometria. Se o sistema solar sair de seu alinhamento geométrico, está acabado. É só por causa da perfeição geométrica que está funcionando.

Da mesma forma com o seu corpo: em um nível, todo o sistema de yoga é sobre alinhar sua geometria física com a geometria cósmica, de modo que estar aqui se torne algo, absolutamente, sem esforço.

Quer você chame isso de estresse, ansiedade ou qualquer outra coisa — essencialmente, há atrito no sistema. Por isso, é importante que, primeiro, o sistema esteja geometricamente bem alinhado e, em seguida, seja devidamente lubrificado.

Há maneiras de fazer isso. Onde há perfeição geométrica, não há esforço; não há atrito. Isso é o que você tem que trazer para o seu sistema. Não permita que essas pequenas coisas tomem conta da sua vida. Uma pequena ansiedade que o incomoda o tempo todo pode limitar e destruir o processo de sua vida. Isso deve ser resolvido o quanto antes.”

Vamos juntos ressignificar esses padrões, aumentando seus estados de recursos para estar consciente no momento presente!

Deixe um comentário

Importante

Os textos publicados nessa seção são de inteira responsabilidade do respectivo autor e não refletem, necessariamente, a opinião do ESPAÇO SÍNDICO.

1.
avatar
Laert Henriques
8468 points
Modo escuro